Meio Ambiente

Monitoramento Contínuo da Qualidade do Ar e das Condições Meteorológicas.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 80% da população mundial que vive em áreas urbanas está exposta a níveis de poluição que excedem os padrões mundiais recomendados.

Definida pela própria OMS como “Um Assassino Invisível”, a poluição mata no mundo, mais de 7 milhões de pessoas todos os anos.

No Brasil, os padrões de qualidade do ar são definidos pela Resolução CONAMA 491/2018 que determina limites para as emissões dos principais poluentes a serem monitorados.

E o ar que nós respiramos? Está adequado para consumo? Vale lembrar que nós respiramos algo entre 10 e 20 mil litros de ar por dia.

A única forma de realmente saber é através do monitoramento contínuo da qualidade do ar.

Até agora, o monitoramento, nem sempre contínuo, desses parâmetros era feito por estações que possuem grandes dimensões, necessitam de infraestrutura física com energia elétrica, sistema de refrigeração, sistema de segurança, sistemas de comunicação, além de exigirem pessoal altamente especializado para sua operação com consequente alto custo de aquisição e manutenção, limitando consideravelmente seu uso e o tão importante monitoramento da qualidade do ar.

O Monitor de Qualidade do Ar IOTracer ENVNI da XRIOT chegou para mudar todos esses paradigmas.

O IOTracer ENVNI é o PRIMEIRO monitor de qualidade do ar nacional desenvolvido com tecnologia de Internet das Coisas (IOT), com comunicação sem fio e alimentado por baterias e um painel solar, que fornece monitoramento contínuo dos principais poluentes definidos pela Resolução CONAMA 491/2018 através do uso de sofisticados sensores calibrados em fábrica.

Simples, versátil e acessível, o IOTracer ENVNI permite o monitoramento da qualidade do ar, em ampla escala, podendo ser aplicado nas mais diversas situações como em Indústrias, Cidades, Tráfego, Mineradoras, Portos, Aeroportos, Construção Civil, entre muitas outras.

Complementa a solução a Estação Meteorológica IOTracer WS, uma das primeiras estações meteorológicas nacionais desenvolvidas com tecnologia de Internet das Coisas (IOT), também com comunicação sem fio e alimentada por baterias e um painel solar, que fornece monitoramento contínuo dos principais dados meteorológicos.

Em conjunto com os monitores de qualidade do ar, as estações meteorológicas IOTracer WS são fundamentais para os setores de saúde, defesa civil, e meio ambiente, uma vez que podem indicar condições ou prováveis condições de atenção ou emergência como, por exemplo, em situações onde existam altas concentrações de um perigoso poluente que pode ser direcionado para uma determinada área através da ação do vento.

Simples, versáteis e acessíveis, o IOTracer ENVNI e o IOTracer WS permitem o monitoramento da qualidade do ar e das condições meteorológicas, em ampla escala, podendo ser aplicados nas mais diversas situações como em Cidades Inteligentes, Tráfego, Indústrias, Mineradoras, Portos, Aeroportos, Construção Civil, Agricultura, entre muitas outras.


CONHEÇA