INTRODUÇÃO
Internet das Coisas (IOT)
É difícil dizer com precisão quem inventou o termo “Internet das Coisas”, mas muitos atribuem a criação do termo ao pesquisador britânico do MIT, Kevin Ashton, que usou o termo pela primeira vez em 1999 durante uma apresentação.
O conceito em si é bem mais antigo. A primeira “coisa” a ser conectada a internet que se tem conhecimento aconteceu em 1982 e foi de uma máquina de venda de refrigerantes que reportava via WEB a quantidade disponível de refrigerantes e se os mesmos estavam gelados.
Definição Completa
Quanto à definição propriamente dita, existem muitas, sendo que a mais comum diz que a Internet das Coisas é uma rede de objetos físicos (coisas) que contém tecnologia embarcada para se comunicar e trocar dados. Trata da integração de dois mundos separados, o da internet (que é uma rede lógica utilizada para comunicação) e o das “coisas” que até então não interagiam com nada e, uma vez conectadas em rede, passaram a “sentir” o mundo ao redor e interagir.
A definição é bastante abrangente e não determina o nível de infraestrutura necessária para que uma determinada “coisa” fale com a internet. Uma câmera de segurança IP, por exemplo. A maioria das câmeras necessita de alimentação externa, de um cabo de rede conectado a um switch de rede ou a um roteador sendo que esses devem estar conectados a algum provedor de internet para que o usuário tenha acesso, via internet, às imagens dessa câmera.
Da mesma forma, alguns sensores com tecnologias sem fio, precisam de um concentrador (gateway) instalado no ambiente em que estão para poderem se conectar a internet. Os sensores se comunicam com o gateway através de comunicação sem fio e o gateway se comunica, através de algum meio físico, com a internet.
Em ambos os casos descritos anteriormente, o usuário necessita de uma assinatura de internet no local onde suas “coisas” estão instaladas de maneira que elas possam se comunicar.
A Internet das Coisas (IOT) para a XRIOT
A Revolução Extrema da Internet das Coisas que a XRIOT está fazendo, trata de conectar nossos sensores e dispositivos (“coisas”) diretamente a internet com tecnologia sem fio, sem a necessidade de cabos de rede, gateways de comunicação e assinaturas de internet, e também, sempre que possível, sem a necessidade de uma fonte externa de energia, permitindo que sua instalação e configuração sejam feitas em poucos minutos de maneira simples e rápida.
Com uma solução completa, 100% nacional e totalmente desenvolvida in-house, que vai desde multisensores que podem monitorar diferentes tipos de grandezas (temperatura, umidade, consumo de energia, água, gás, níveis de poluentes, entre tantos outros) e o estado de funcionamento de equipamentos (ar condicionado, bombas, geradores, nobreaks, entre outros), passando por uma plataforma WEB de monitoramento e gestão das informações com suporte de Inteligência Artificial e aplicativos para smartphones com sistemas Android e IOS, a XRIOT é uma das principais forças que impulsionam a revolução da Internet das Coisas.